CHEGOU A PRIMAVERA E AS ALERGIAS TAMBÉM!

Nesta época do ano devido a mudança climática, presença de poeira, pólens e principalmente  a manifestação do vento, muito característico da Primavera, as alergias  se tornam muito comuns.

Na Medicina Chinesa  as alergias são desencadeadas por um desequilíbrio Figado/Pulmão.

Dizemos que Fogo alimentado pela Madeira pode atacar o Metal e causar alergias. Na primavera o elemento  madeira (Fígado)  esta em ascendência e ataca o metal , cujo órgão que está associado é o Pulmão, ficando desta forma enfraquecido e mais apto a alergias e problemas respiratórios. Quando controlamos  a elevada energia do Fígado evitamos o ataque do sistema respiratório.

Além da acupuntura e fitoterapia podemos tratar as alergias fortalecendo o pulmão com atividade física, principalmente a natação e com uma nutrição equilibrada.  Uma Dietética apropriada é essencial, alimentos amargos, picantes e  mornas enfatizando os sabores picante, amargo e adstringente como  a maçã, banana, caju, goiaba e  as folhas verdes devem ter uso constantes neste período

Um chá quente pela manhã também ajuda  a tratar os sintomas da alergia. Podemos misturar condimentos como o cravo, canela, gengibre e pimenta!  

Uma dica:

Chá de Gengibre e canela , com mel e suco de limão!