O Calor Verão e a Canícula (Parte I)

 

 

Já tem muita gente reclamando dele, esse calor infernal que nos assola sem uma única gota do céu para amenizar. Impossível não ficar irritado, pele seca, sudorese, palpitações, cefaléia,sem contar a sede incontrolável, olhos vermelhos, cefaléias, boca aspera, cheia de aftas e gengiva dolorida. 

Dificil mesmo é manter a mente tranquila; o calor incomoda e incomodados ficamos aflitos, mais ansiosos, explosivos, um olhar atravessado e BOOOMM explodimos!

Vamos com calma pessoal! 

Em MTC  a Estação Verão traz consigo patologias de origem externa, apesar de não percebermos e acharmos natural, na verdade se trata de um desequilibrio provocado por Calor (Re): Calor-Vento, Calor-Canícula (Shu), Calor-umidade(Shi); este mais presente no finalzinho do verão.

Para prevenir os seus efeitos devemos tomar cuidado com a hidratação do corpo e principalmente com a alimentação.

Uma exposição acentuada ao sol, quando não ingerirmos líquidos podemos ficar suceptíveis a Canícula,que é um fator patogenico exclusivamente da Estação do verão. 

O sopro do Calor penetra  consomindo o Jin Ye (liquidos organicos) através da transpiração excessiva vai se instalando um quadro de Vazio de Qi. O suor é um subproduto do sangue pela transformação energética, assim o Qi é eliminado junto com os liquidos. Com a perda de liquidos (Jing ye) o desejo de beber água aumenta  ao mesmo tempo que sentimos dispneia, cansaço e podendo chegar até à ausencia de consciência, desmaio e inclusive ao óbito.

Por isso ao sair, ir a praia, fazer uma trilha, brincar no parque, dirigir,  proteja-se do sol o máximo que puder, tome um banho para hidradar a pele e fechar os poros, beba bastante água e ao menor sinal de cansaço encontre um lugar fresco e se mantenha tranquilo por algum tempo. 

Continua na Parte II.