Saiba porquê o estresse provoca perda de memória, medo e ansiedade.

Nossos ancestrais viviam sob forte estresse para conseguir comida ou para não virar comida, tinham que lidar com o frio, calor e as constantes mudanças territoriais. Era de muita importância que o corpo respondesse bem ao estresse. O aumento repentino dos hormônios ativavam o ritmo cardíaco aumentando a energia sanguinea e acelerando a resposta muscular de fuga ou força.

Hoje a vida moderna nos oferece outros desafios. Não corremos mais atrás da comida, não temos que nos deslocar durante dias de nossas casas enfrentando todo tipo de adversidade por um suculento bife. Mas e os engarrafamentos, horas  dentro do carro,  cercado de animais mecânicos violentos e barulhentos que emitem gases toxicos que afetam nosso ar diariamente. Hã? E o tempo...relógio no celular, no pulso, no notebook, no ipad...tempo tempo tempo! Ao sair de casa já vamos preocupados com o tempo que levaremos até ao trabalho. Nosso coração acelera só de pensar em não chegar na hora na reunião, já  imaginamos  o  chefe esperando com aquela cara de tiranossauro rex ..apavorante. Realmente estressante! 

Antes os hormônios que nos ajudavam a sobreviver pode ocasionar doenças. O excesso cortisol , hormônio do estresse , está relacionado com o aumento de gordura visceral, aquela em volta dos orgãos. Essa gordura causa estagnação da energia do fígado, afeta orgãos como o pâncreas,  causa resistência a insulina, debilidade do rins, inflamações constantes.

No cérebro o excesso dos hormônios do estresse afetam os dentritos o que interfere no armazenamento de novas informações. As amigdalas cerebrais quando alteradas afetam nas emoções, principalmente o medo, agressividade, ansiedade. Estudos comprovaram que enquanto os dentritos diminuem na área do hipocampo as amigdalas aumentam e esse processo causa a ansiedade. Quando ocorre esse processo das células da memória diminuirem de tamanho e não processar corretamente nosso medos à fatos reais, sentimos aquela ansiedade generalizada. 

Mas relaxe, porque existe solução para o estresse. Tratamentos complementar como Acupuntura, Massagem, Shiatsu, Florais ajudam a proteger o corpo da ação negativa do estresse. 

Então cuide- se e procure um bom profissional de saúde que te ofereça o melhor acompanhamento para o seu caso.