Ciclo Menstrual (Tian Gui)

 

Ciclo Menstrual ( Tian Gui)

Muito se fala dos problemas enfrentados pela mulher moderna quando se refere a TPM e Ciclo Menstrual , mas ao final de tudo não damos a devida importância ao assunto . Uma mulher saudável tem uma menstruação tranquila sem muita alteração. Quando em desarmonia com seu corpo e sua mente o ciclo menstrual se torna incômodo e em algumas situações é um verdadeiro transtorno.  

Na Medicina Chinesa a menstrual é chamada de Água Celestial (Tian Gui) e provêm do bom funcionamento dos nossos órgãos internos (Zang fu) , do fluxo suave de Qi e de Sangue.  Quando há um mau funcionamento do Qi desses órgãos internos podem surgir distúrbios como: dores no seio, enxaqueca, surgimento de caroços e massas abnominais, problemas na concepção e até mesmo menopausa precoce.  

Um bom ciclo menstrual também se manisfesta através do Shen (mente ) da mulher. Dentro da Medicina Chinesa o coração abriga a mente. Quando, naquele ciclo a mulher teve um mês conturbado,  o fluxo das emoções perturbam o fluxo de Qi do fígado. Este se estagna o provoca irritabilidade, mau humor e instabilidade emocional ,  principalmente o choro que pode se manifestar pela tristeza profunda ou  momento de frustração intensa. Muitas relatam que não tem noção de onde vem tamanha variação de humor, mas  a Medicina oriental pode ajudar as mulheres a ter mais equilíbrio e eliminar os sintomas anterior aos ciclo menstrual.