Depressão pós parto
Depressão pós parto.
Não é a toa que na Medicina Chinesa diz que o “Sangue aloja a mente”, consequentemente um sangue fraco gerará desequilíbrios emocionais.
Muitos de nós não entendemos as causas de uma mãe que enfrenta depressão após ter o seu bebe. Na Medicina oriental os sintomas são avaliados levando em consideração o período antes e durante a gestação, por exemplo: como era a menstruação dessa mulher, se havia TPM, se teve dificuldade em engravidar, como foi o parto.
Dizemos em MTC que o feto até o seu nascimento se alimenta do sangue da mãe e o enfraquece. Assim na gravidez a mulher utiliza o seu Xue (sangue) para nutrir o feto. A quantidade de Xue (sangue) aumenta gradativamente no útero para manter a gravidez e a energia da mulher diminui , pois a quantidade de Xue (sangue) é maior que o Qi (energia) e estes estão destinados ao desenvolvimento do feto.
Deficiência do XUE (sangue).
No parto há uma sobrecarga do QI da mulher, perda de XUE, expulsão súbita da placenta lesando o Qi original, perda excessiva de Líquidos orgânicos esvaziamento dos meridianos Ren Men, Chong Mai propensos ao ataque de agentes externos.
Devido a perda de sangue e líquido orgânicos gera a deficiência do coração, afetando o estado emocional e provocando assim emotividade lábil, facilidade em chorar, tristeza, angústia, insónia, agitação, preocupação.
O tratamento consiste em sessões de acupuntura, moxabustão , uso de florais e óleos essenciais para restalecer o xue e a deficiência do coração .