Torcicolo - Síndrome de Bi Dolorosa

Torcicolo

Síndrome de Bi Dolorosa

Acordou pela manhã e de repente está com uma dor limitante e aguda no pescoço, daquelas que deixam qualquer um desanimado para enfrentar o dia?

Este é um quadro agudo que na medicina ocidental denominamos de cervicalgia ou quando irradia para os braços e antebraço de cervicobraquialgia. Os sintomas que acompanham são de dor, cefaleia, vertigem, náusea, zumbido, parestesia (dormência), perda de força muscular e limitação funcional.

Já na MTC consideramos alguns fatores para chegar ao tratamento que no geral, se bem diagnosticado, trará um resultado eficaz. São eles a localização da dor, a temperatura da pele, estado emocional da pessoa, doenças  degenerativas, traumas físicos e sobrecarga funcional.

Numa segunda etapa vamos fazer o diagnóstico energético segundo a MTC, que consiste na tomada de pulso e verificação da língua, c om esse e mais alguns dados podemos definir que:

Nos casos em que a dor e a rigidez  segue em direção a regiao dorsal e região escapular, causada pelo estresse e tensão emocional, acomete o meridiano tendino muscular do Intestino Delgado. Geralmente a dor é bem intensa e limitante e muito sensivel a palpação.

 

 

Quando a dor é provocada por fatores patogênicos externos como o  vento, frio e umidade, que invadem os canais tendino muscular  da vesícula biliar e bexiga, provocando  a estagnação de Qi e sangue, a dor reflete na região occipital.

Sempre começo o tratamento com manobras de massagem  Tuiná seguidamente com aplicação de acupuntura, ventosas e moxas. Quando a região se encontra liberada da limitação realizo manobras para descomprimir as articulações, geralmente com excelentes resultados.