Cuide de sua diarréia.

Quem nunca teve aquele desejo urgente de ir ao banheiro após comer na rua ou  ter passado por um estresse emocional?

Estou falando da diarréia que é uma manifestação de origem crônica ou aguda, derivada tanto de desequilíbrios emocionais e/ou presença de bactérias que provocam alterações na flora intestinal.

Na MTC tratamos a diarréia como desequilíbrio da  energia do baço-pâncreas e do fígado, proveniente da má digestão de alimentos contaminados. A energia do pulmão também pode ser afetada em infecções graves se manifestando com eczemas, já que este canal está relacionado com o exterior através da pele.  

A gastroenterite especificamente ocorre devido a uma invasão de fator patogênico externo (bactéria) presente nos alimentos infectados ocasionando um Calor interno.

As alterações emocionais como ansiedade, depressão, estresse, também provocam  alterações na energia do baço e do fígado ocasionando doenças como síndrome do colon irritável , retocolite ulcerativa (inflamação da mucosa do intestino grosso) e doença de crohn (doença crônica inflamatória intestinal). 

Tratamento pela acupuntura com a utilização também da moxabustão é uma excelente alternativa, assim como  alguns tipos de ervas medicinais como por exemplo: espinheira santa, tanchagem, romã, goiabeira,

Para aliviar os sintomas que acompanham a diarreia como flatulência, cólicas, pode-se tomar chá de erva doce, camomila, bardana.

Como fazer os chás?

Os chás um punhado (equivalente a 3 gramas) de cada para 3 xicaras e tomar uma xícara 3 x ao dia.

Alguns tipos de frutas também podem ajudar como por exemplo: banana macã e maçã ralada. Esperar a maçã ralada ficar escura, ou seja, oxidar. O processo de oxidação é a conversão em pectina, um principio ativo que tem a função de eliminar as bactérias e reduzir a taxa de colesterol no sangue.

Patricia Mello. 

Enfermeira , acupunturista e Terapeuta Natural.

Atendimento, Cursos e Palestras.